sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

CARNAVAL DE PESQUEIRA - PE


Essa é a Jurema que tomou todas.


Até o Bell Marques foi prestigiar o carnaval de Pesqueira.

Nós encontramos "Dalila" sentada em plena avenida hehehe.

Caiporas animam o Carnaval de Pesqueira de sábado (21/02) a terça-feira (24/02), o carnaval nas ruas de Pesqueira, Agreste Central, são tomadas por milhares de foliões e por figuras pitorescas, que vestem enormes sacos de estopa na cabeça e paletós coloridos: os caiporas. Principal marca do carnaval pesqueirense, são eles quem dão o tom da festa e nome ao reinado de Momo da cidade, conhecido como carnaval dos Caiporas. Segundo a conhecimento popular, o personagem surgiu a partir da lenda de tochas sobrenaturais que apareciam em cima das árvores, assustando os caçadores do município. A troça, fundada em 1962, é formada por mulheres, crianças e homens que, fantasiados, desfilam nos quatros dias de folia. Além dos caiporas, Pesqueira conta com mais 80 troças, como a Lira da Tarde, os Cangaceiros, a Turma da Velha Guarda e as Catraias, sem falar das escolas de samba e grupos de coco. Um dos blocos mais antigos, o Cambindas Velhas, é o grande homenageado em 2009. A agremiação é formada apenas por homens, que se vestem de mulher, cantam e dançam ao som de chocalhos, pandeiros e tambores. A troça desfila nos quatro dias de festa, arrastando milhares de pessoas.

CURIOSIDADES
Além das atrações de Carnaval, quem visitar Pesqueira pode conferir o trabalho delicado das rendeiras, que produzem a Renascença, uma das mais trabalhadas e belas rendas do país. O mapa do artesanato da cidade ainda oferece cestarias de palha de milho e bordados. O município abriga também 24 aldeias xucurus, onde é possível conhecer de perto um pouco mais da cultura indígena. Quem tiver curiosidade pode agendar visitas na Secretaria Municipal de Turismo.

OUTRAS ATRAÇÕES
Pesqueira ainda reserva atrações naturais, como matas, trilhas e cachoeiras. Destaque para a Serra do Orubá, ocupada pelos xucurus, e para a Serra de Minas, com visual de árvores centenárias, lagos e piscinas naturais. No roteiro religioso, a Serra da Santa abriga o Santuário de Nossa Senhora das Graças.

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
Acesso: BR - 232 Distância da capital: 215 Km Clima: média anual de 23 コC População: 61 mil habitantes Área: 1.000 km2 Contatos: Secretaria Municipal de Turismo (87) 3835.8719 / (87) 9122.3814

" Eu tive o prazer de passar o carnaval nessa cidade que desde criança frequento, pois minha família é de Pesqueira. Já tive o prazer de cantar no carnaval de 2000 puxando um bloco da cidade, mas não se compara em estar nas ruas atrás do trio como folião, foi mágico!!!
A cidade respira carnaval. Vários turistas de diversos lugares do país, inclusive de Paulo Afonso se encontraram para celebrar essa época de alegria, descontração e mais do que tudo, vontade de viver e ser feliz.
A festa já começa pela manhã com o desfile dos blocos pelas ruas da cidade com bandinhas de frevo, típico dos carnavais do interior. As pessoas todas juntas celebrando a folia pernambucana. Percebi o quanto é forte a valorização daquele povo para sua cultura, máscaras, caras pintadas, banho de água com o carro pipa, sujar o rosto das pessoas com farinha de trigo, a alegria estampada no rosto de cada um. Particularmente eu não presenciei uma confusão se quer, se ouve, eu não vi. Além das Orquestras de frevo que alí se apresentaram, como Super Oara, Ópera Banda Show e outras, assisti também os shows do Grupo Revelação, Art Popular, Ragathony e outros, não esquecendo de falar do fenômeno "MARRETA YOU PLANETA" que puxou um bloco na cidade. A cada 10 carros que circulavam com sons estrondosos, 9 escutavam Marreta, isso é resultado de anos na batalha. Parabéns Marreta e toda sua equipe, fica aqui o meu abraço.
Sem esquecer da disputa que tinha dos carros de som, tipo pampas com sons grandes na carroceria virados uns para os outros para ver qual o mais potente e as pessoas no meio dançando sem se preocupar com nada.
Bom, com certeza ano que vem estarei em Pesqueira novamente para curtir muito FREVO. "
DUDA RODRIGUES
28 de Fevereiro de 2009.

2 comentários:

junior-e disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
junior-e disse...

Duda, gostei muito do seu depoimento sobre o carnaval de Pesqueira. Publiquei-o no site do melhor carnaval do interior de pernambuco.
Já que você falou que vai voltar, entra no site pra se manter informado.
www.carnavaldepesqueira.com.br

MINHA MÚSICA, MINHA VIDA!!!

Um sonhador por natureza e um batalhador por opção, Eduardo Henrique do Nascimento Rodrigues nasceu em Paulo Afonso no dia 18 de junho de 1979 e desde muito cedo demonstrava interesse pela música. Aos nove anos, com o seu talento e incentivo dos seus parentes e amigos começou a se dedicar à carreira musical passando por programas de rádio e shows de calouros.

No ano de 1995, aos 16 anos de idade, DUDA RODRIGUES nome escolhido pelo mesmo, já cantava profissionalmente em uma banda local chamada banda LIKE. A partir daí Duda não parou mais, passou por diversas bandas, entre elas: BANDARA, ALIAMBA, FORRÓ E PAIXÃO, KARONA, CHAPÉU DE COURO, AQUARELA NORDESTINA, FORROZÃO LOS BREGAS.

Hoje o cantor está com 19 anos de carreira, sendo que cinco desses morou em Salvador, onde desfrutou do convívio de diversas experiências musicais.

Em 2005 no show “INTIMIDADE” o artista comemorava seus 10 anos de estrada e mostrou todo o seu potencial artístico e um pouco do que aprendeu nessa longa caminhada. Já em 2008 Duda consegue passear pelo universo Pop e apresenta ao público da sua cidade o show "DO MEU JEITO!!!" que resultou em um DVD.


Em julho de 2010 apresentou o show, intitulado: TEMPO. Um show que comemorou os 15 anos de carreira do artista, que desde muito pequeno, luta pelo sonho de ser reconhecido pelo seu talento. No repertório, releituras de grandes canções de artistas que fizeram e fazem parte do cenário nacional, entre elas: Sangrando (Gonzaguinha), Luíza (Tom Jobim), O Amor (Caetano Veloso), Sabiá (Chico Buarque/Tom Jobim) entre outras. São canções que marcaram a Música Popular Brasileira. Canções que o cantor expressa todo o seu amor pela música e pela vida.

Em março de 2012 Duda apresentou no centro da cidade o show "Prata da Casa" dentro do Projeto Quinta na Praça da TV São Francisco de Juazeiro/BA. Essa apresentação só deu início ao seu último projeto ainda em andamento.

Duda é um cantor que, além dos cuidados com a voz, supervisiona arranjos, pesquisa timbres e valoriza o conceito de cada trabalho. Porém, não há limites para o artista que não se inibe ao mesclar os vários estilos. Ele sabe que tem muito que aprender com a profissão, mas isso não quer dizer que haja uma interferência na qualidade musical do artista, pois o conhecimento que já adquiriu até hoje é o suficiente para realizar apresentações bem sucedidas, e mais que isso, proporcionar momentos inesquecíveis com músicas de mensagens profundas, que falam forte, alegram o coração e trazem recordações. Em fim, é um cantor hábil em despertar emoções nos ouvintes.

Participou de alguns Festivais, um deles, esse em Juazeiro, ganhou em primeiro lugar e foi representar a região do São Francisco em Teresina no Piauí. Apresentou-se em alguns programas de televisão, entre eles, o Jornal Bahia Meio Dia da TV São Francisco no quadro Vida de Artista e Programa Michelle Marie na Rede Record/Itapuan.

Além da Bahia, Duda já levou seu talento para vários estados, entre eles: Piauí, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Mato Grosso do Sul.

Atualmente ele faz parte da Sra Banda, com sede em Aracaju/SE, fazendo apresentações semanais em bares e casas de eventos daquela cidade.

Duda tem como lema de sua carreira uma frase da cantora Elis Regina que diz:
“A música é o meu motor, meu combustível, meu arco, minha flecha e minha solidão”.




_________ APRESENTAÇÃO REALIZADA EM TERESINA-PI NO FESTIVAL PARAÍBA POP STAR EM 2007. _________ Participação no Show da Banda SUTAC - 2012. __SHOW "INTIMIDADE" - 2005 SHOW DO MEU JEITO! - 2008 _______MATÉRIA PARA A TV SÃO FRANCISCO DE JUAZEIRO-BA EM 2007. _______PROGRAMA MICHELLE MARIE (TV RECORD)- 2002. _______FESTIVAL PARAÍBA POP STAR EM JUAZEIRO-BA - 2007. _______MATÉRIA GRAVADA PARA TV OLHAR NEWS EM 2008. _______DUDA RODRIGUES NA BANDA ALIAMBA EM 1999. ______PARTICIPAÇÃO NO DVD DA BANDA FORRÓ BRASIL DE ARACAJU-SE EM 2009.